Rachel Morrison em BLACK PANTHER e MUDBOUND

22 mar

Foi um grande ano para Rachel Morrison, ASC: ela se tornou a primeira diretora de fotografia a ser indicada para um Oscar por seu trabalho no MUDBOUND da Netflix, e ela também filmou BLACK PANTHER da Marvel. “São mundos distintos”, diz Morrison sobre os dois filmes. Ela disse que ficou atraída por BLACK PANTHER por conta do forte relacionamento que ela e Ryan Coogler desenvolveram enquanto trabalhavam em 2013, no filme independente, FRUITVALE STATION. “Eu sabia que Ryan faria algo especial de alguma forma e que não seria apenas um filme em quadrinhos”, diz ela. “Eu também estava entusiasmada com o desafio. É o oposto de qualquer coisa que já fiz”.

“O SkyPanel se tornou realmente uma ferramenta incrível,” diz ela. “Acho que foi algo que eu aprendi no BLACK PANTHER, descobrindo a versatilidade da cor e podendo dimerizar e trocar as cores sem fio. É realmente incrível a maneira de mudar um azul para o roxo ou uma mudança na intensidade da luz, serem executadas por um iPad.” Ela observa que também pode mudar as luzes durante um ensaio. “É apenas um toque de botão e você não precisa pedir aos atores para sair do set enquanto você traz uma escada de doze degraus e joga as telas difusoras nos refletores”, diz ela. “Se você vai filmar na hora mágica, mas você não sabe se a intenção é quente, hora mágica ensolarada ou uma hora mágica fria, então, você pode programar dois looks e perguntar ao diretor: você gosta de A ou B? Essa é uma ferramenta incrivelmente versátil.”

BLACK PANTHER também tinha muitos de efeitos visuais, que estavam em um novo nível para Morrison. “O supervisor de efeitos visuais Geoff Bauman, era uma pessoa que queria colaborar e inspirar”, diz ela. “Eu era muito sortuda! Há um pouco menos de espontaneidade com um filme imerso em efeitos visuais, porque você tem que entender qual é a visão completa, mas traz a mesma qualidade instintiva humana para o trabalho”. Uma série de cenas também envolveu grandes acrobacias.

“Você precisa se render um pouco ao controle”, diz ela. “Realmente se torna uma colaboração ainda maior com seu coordenador de dublês, seus dublês e o supervisor de efeitos visuais, para fazer um plano. É realmente sobre cinema colaborativo, tentando ser clara sobre a visão e garantir que todos estejam alinhados. É o mesmo para um filme pequeno a um grande”.

Sobre o que faz um bom diretor, Morrison tem uma perspectiva interessante desde que dirigiu. “Ele ou ela traz uma visão muito clara para a história que eles estão tentando contar, mas também está interessado em colaborar e inspirar as pessoas ao seu redor”, diz ela. “Eles inspiram seus colegas de trabalho, mas também são inspirados por eles e estão abertos a receber novas ideias e ainda com uma ideia clara sobre o encaminhamento da história.”

Ser gentil e generosa é uma qualidade a mais para ela. “Entramos nesses trabalhos quase como se fossemos para a guerra… Você precisa estar pronto e disposto a receber uma bala pelo outro”, diz ela. “E você também quer ser como uma família. Não é a primeira coisa que procuro em um diretor, mas é quase isso.”

Ela também tem conselhos para jovens cineastas que acabam de chegar na área. “Seja curioso”, diz ela. “Você não vai aprender sem fazer perguntas. Você estará em 10 ou 15 outros sets de filmagem com diretores de fotografia antes de chegar ao seu.”

“Seja paciente”, ela aconselha. “Esta não é uma indústria em que o sucesso chega da noite para o dia. Você precisa construir as coisas, ser persistente e saber que vai levar algum tempo. Não há escassez de pessoas ótimas e talentosas lá fora. Eu acho que você acaba sendo contratado, não por conta do trabalho que você faz, mas por causa de quem você é, o que é único dessa indústria.”

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.