“DaVinci Resolve Studio” é usado na Edição, Correção de Cor e Pós-Produção de vídeo de “Elton John”

24 jul

A turnê também conta com os produtos Micro Studio Camera 4K, Micro Cinema Camera, Video Assist e Video Assist 4K para filmagem de entrevistas e cenas de bastidores; HyperDeck Studio Pro e HyperDeck Studio Mini para gravação de performances ao vivo; e MultiView 4 para monitoramento de alimentações de câmera. A produção também recorreu ao Teranex Mini e ao UltraStudio Express para enviar sinais de câmera para o videowall no palco.

“Durante a turnê, John Steer e eu somos responsáveis pela captação e pós de uma série de produções de vídeo, como conteúdos para o canal do Elton no YouTube, clipes para teledifusão e cerimônias de premiação, pacotes para fã-clubes e público VIP, vídeos de dedicatória e muito mais”, disse Sobchack. “Isso inclui imagens de arquivo, imagens da turnê atual e vídeos novos filmados por nós mesmos ou por produtoras de vídeo terceirizadas, como entrevistas e bastidores. Então, contamos muito com o DaVinci Resolve Studio na pós para reunir todo esse material, muitas vezes com prazos bem apertados.”O processo envolve pegar as nossas filmagens da turnê, incluindo as faixas de referência de áudio do engenheiro de som, e desconstruir as imagens, cenas de arquivo, bastidores e cenas novas em cenas para edição, gradação e suavização de áudio, tudo no DaVinci Resolve Studio. Segundo Sobchack, a pós de áudio pode ser tão simples quanto realizar compressões e nivelamento, ou tão complexa quanto obter alguns ou todos os arquivos multifaixa gravados pela equipe todas as noites para aumentar ou até mesmo criar uma mixagem de estúdio completa. “Eu também incluo o áudio dos microfones da plateia para realçar a pegada ‘ao vivo’; e uso a página Fairlight para corrigir minuciosamente qualquer problema de sincronização visual”, comentou.

Na edição, Steer reúne imagens de arquivo, bastidores e cenas novas com as imagens brutas dos shows ao vivo da turnê. “Eu cuido da edição offline e o Chris se encarrega da edição online, e é nesse momento que o DaVinci Resolve Studio se destaca, já que podemos compartilhar arquivos e trabalhar simultaneamente”, comentou. “Também uso o DaVinci Resolve Studio para fazer cópias do show completo em uma resolução mais baixa, assim nós temos uma cópia de segurança para visualização. Usamos o DaVinci Resolve Studio para tudo, desde vinhetas até músicas inteiras do show quando estamos na estrada, e acho o programa muito intuitivo e simples de usar. Além disso, com o Fairlight, é muito fácil suavizar o áudio, e os seus recursos continuam se expandindo.”

Como explicou Steer, Sobchack é responsável pela edição online, gradação, edição e suavização de áudio e entrega.

“Durante as apresentações ao vivo, a iluminação muda constantemente e, de uma maneira geral, as imagens são mais escuras do que o ideal para teledifusão ou web, pois os shows são iluminados para o olho humano e não para as câmeras. Meu objetivo principal é preservar o estilo do design de iluminação do show, e ao mesmo tempo conseguir enxergar o rosto do Elton. Também preciso garantir que as imagens das performances estejam em harmonia com quaisquer cenas de bastidores ou cenas novas”, explicou Sobchack. “No DaVinci Resolve Studio, utilizo gradientes, vinhetas nos rostos, qualificadores HSL e power windows para dar mais brilho e combinar as cores radicalmente diferentes nas imagens.”

“Às vezes, também preciso reenquadrar as cenas, então recorro à redução de ruído temporal do DaVinci Resolve Studio. Como não filmamos com uma iluminação adequada para projetos de vídeo, quando fazemos os ajustes necessários para teledifusão – especialmente se aumentarmos a resolução para o horário nobre da TV aberta, por exemplo – esse recurso é capaz de pegar o plano de imagem de uma câmera com zoom ampliado a 50 metros de distância do palco e deixá-lo perfeito.”

Como não era viável realizar uma gravação multicâmera na turnê, as imagens também possuem transições. Então, na gradação, Sobchack escolhe um ponto de corte da cena A para a cena B e implementa uma transição animada, em cores, usando quadros-chave, garantindo que o primeiro quadro da cena B combine com o último quadro da A. “Ao invés de usar discos de cores primárias, eu uso níveis. E a capacidade de anotar números e harmonizá-los no DaVinci Resolve Mini Panel é excepcional. O painel, além de proporcionar um ótimo controle tátil ao meu fluxo de trabalho, oferece botões giratórios de toque macio específicos para cada página, o que me permite fazer ajustes precisos e harmonizar as imagens rapidamente”, acrescentou Sobchack.

“Além do trabalho de produção de vídeo, John Steer e eu temos as nossas obrigações habituais na turnê, então não temos tempo de transcodificar e ficar alternando entre um software e outro. O DaVinci Resolve Studio é uma solução completa que nos permite ir da ingestão de mídia até o produto final em um único sistema. E essa capacidade é incrível”, concluiu.

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.