Multicom Entertainment Group Utiliza Cintel Scanner em Restauração de Filmes

7 set

A Multicom Entertainment Group, distribuidora independente, possui mais de 1.500 títulos, sendo mais de 200 em película. “Quando olhamos para o nosso fluxo de trabalho como um todo, ficou claro que a criação do nosso próprio fluxo de pós-produção ofereceria um custo-benefício mais vantajoso do que a contratação de uma casa de pós terceirizada. O custo e o tempo de espera para digitalização de filmes em HD e UHD em laboratórios externos eram muito elevados, principalmente se tratando de uma biblioteca do tamanho da nossa”, segundo o diretor executivo Andrew Baritz.

Desde a aquisição do Cintel Scanner em meados de 2017, a Multicom Entertainment Group concluiu mais de 20 restaurações de filmes, incluindo o documentário vencedor do Oscar “O Longo Caminho para Casa”, o filme de terror “Demônios de Alcatraz”, o clássico “As Aventuras de Pinocchio” e a cinebiografia romântica “Um Amor do Tamanho do Mundo”, cujo lançamento em BluRay está previsto para setembro de 2018.

“Já restauramos cerca de 24 filmes usando o Cintel Scanner e atualmente temos outros cinco em andamento. Considerando que a maioria dos filmes usa cinco rolos de película – e ocasionalmente captamos cópias de lançamento com os negativos originais para referência de cor – já captamos algo em torno de 100 ou 200 rolos, gerando quase 100 TB de dados digitalizados em RAW”, disse Baritz.

A Multicom Entertainment Group digitaliza filmes de 35 e 16 mm utilizando um Cintel Scanner e um Cintel Audio and KeyKode Reader, e em seguida realiza o trabalho de restauração no DaVinci Resolve Studio com a ajuda de um DaVinci Resolve Mini Panel. Além disso, a equipe conta com um UltraStudio 4K, um Teranex 2D Processor e várias placas de captura DeckLink como parte do seu fluxo de trabalho.

“Uma vez que os ativos são escaneados e transferidos para nossa ilha de edição, usamos o DaVinci Resolve Studio para colorização, remoção de granulação, extração de áudio e estabilização”, disse Baritz.

O editor-chefe Meni Philip descreveu a experiência de trabalhar com o DaVinci Resolve Studio como exercitar a memória muscular, pois ele havia utilizado o programa pela primeira vez há mais de dez anos, em Berlim. Philip citou várias características do DaVinci Resolve Studio e do DaVinci Resolve Mini Panel que ajudaram a aprimorar o seu fluxo de trabalho, como os botões giratórios no painel de controle, incluindo RGB, assim como o teclado e os discos de cores. “Raramente uso o mouse, pois o painel torna a pós-produção mais rápida e mais precisa”, disse ele.

De acordo com Philip, o sistema permite ir além da correção de cores e granulação, já que o DaVinci Resolve Studio divide cores em RGB e Luminância e oferece controle total de cada elemento, proporcionando um controle muito maior da restauração das cores do filme. Philip empregou essa mesma técnica recentemente para superar problemas de gradação durante a restauração do filme “Cães de Caça”, de 1982.

“Mesmo que o filme esteja bem desbotado, é possível obter resultados de altíssima qualidade no DaVinci Resolve Studio, com o qual você pode lidar com imagens trabalhosas sem dificuldade. “Também trabalhamos com o Cintel Scanner para criar arquivos de estabilização e masters a partir das digitalizações. A qualidade é ótima, especialmente considerando o custo da máquina, e a habilidade de digitalizar em tempo real permite a rápida substituição de ativos digitalizados, tornando o processo mais rápido e eficiente.”

“Já digitalizamos películas cinematográficas desde negativos originais de 35 mm, interpositivos (IP), internegativos (IN) e cópias de lançamento até negativos originais de 16 mm, IP, IN, incluindo cópias A e B. Temos filmes de todos os formatos e de todos os períodos de produção”, concluiu Baritz. “A flexibilidade de captar a maioria dos filmes profissionais internamente nos permitiu resgatar filmes do passado que não puderam ser rodados em 35 mm por questões de orçamento.”

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.