Franquia de produtora de vídeo, um modelo de negócio inédito para o mercado de vídeos

20 set

Você já ouviu falar em um modelo de franquias para produtoras de vídeo? Muito provavelmente não, afinal, o formato de negócio para esse nicho de mercado é novo e foi explorado pela produtora Artes Filmes, pioneira no segmento.Investir em franquias pode ser muito vantajoso para quem deseja iniciar no mundo do empreendedorismo, ainda mais quando há uma empresa preparada para dar todo o suporte necessário para os novos franqueados.

A história da produtora Artes Filmes é toda pautada na busca de novos desafios, e nessa fase de expansão não poderia ser diferente.

Em 2012, os fundadores Bruno Rodrigues e Felipe Palmeira deixaram o emprego formal que tinham em uma afiliada da Rede Globo para criar a produtora do zero, apenas com o conhecimento que somaram em suas experiências anteriores. De lá pra cá, os dois sócios investiram esforços em gerar portfólio, cases de sucesso, além de profissionalizar a imagem da produtora e fortalecer a marca com o direcionamento de uma consultoria de Branding e também com uma consultoria de formatação de franquias. O foco da Artes Filmes sempre foi ser uma produtora focada na gestão e cultura interna, visualizando o modelo de expansão através de franquia. Com esse direcionamento bem definido, associaram-se a ABF, Associação Brasileira de Franchising, para lançar ao mercado a primeira franquia de produtora de vídeos do Brasil.

Segundo o fundador Bruno, da mesma forma que a produtora mudou a sua vida e de seu sócio, que saíram do zero e hoje faturam 1 milhão por ano, o objetivo é transferir todo o know how que possuem para seus franqueados. A ideia é que cada franqueado tenha a oportunidade de iniciar de uma forma enxuta, dentro de um coworking, por exemplo, e num período de 2 a 3 anos tenham condições de migrar para o modelo de escritório ou até mesmo para o modelo de estúdio com uma estrutura mais completa. “Queremos transferir a nossa essência guiando nossos franqueados para alcançarem um crescimento igual ao que tivemos”, completa Rodrigues.

Com a entrada das câmeras DSLR no mercado, a produção de vídeos ficou mais acessível, possibilitando serviços de qualidade com custos reduzidos. Pensando dessa forma, atualmente a Artes Filmes detém mais de 40% de seus contratos com produções recorrentes de clientes fixos, sendo possível reduzir o valor final para o cliente.

Com esse formato de negócio enraizado e refletindo até mesmo em seus fornecedores, o crescimento da produtora foi sustentável ano a ano, até mesmo meio a crise econômica do país.

Para Felipe, um dos fatores positivos que a franqueadora oferece aos franqueados é a utilização de todos os cases de sucesso produzidos por eles, dentre outros ativos intangíveis já conquistados pela marca.“Vamos treinar e dar todo o suporte necessário para os franqueados Artes Filmes.  Além disso, compartilhamos todo o planejamento estratégico anual para fortalecer as oportunidades de novos negócios.”, conta Palmeira.Mas para que tudo ganhasse a forma que a franqueadora possui hoje, os sócios tiveram que buscar especializações em gestão, como por exemplo, o MBA em Gestão Empresarial que Bruno cursou pela FGV e também de Gestão de Rede de Franquias, pela ABF Associação Brasileira de Franchising. Para se ter uma ideia, a produtora conta com programas internos de benefícios, cursos, palestras e feiras para toda a equipe, além disso, investem em ações de marketing com clientes ecolaboradores.

Quem vê a Artes Filmes hoje pode não imaginar que nem sempre tudo foram flores. Assim como todo início de empresa, o começo da produtora também foi desafiador. Com o CNPJ novo e sem condições para terem um veículo para se locomoverem para as gravações, Felipe lembra da dificuldade que tiveram para alugar um carro, por exemplo. Pensando nisso, conseguiram firmar uma parceria com a Movida para novos franqueados, possibilitando o aluguel de um carro logo que adquirem suas franquias. Outras parcerias também fazem parte do pacote, como a por exemplo, a parceria feita com a empresa mineira Samba Tech, que, por desenvolverem plataformas de vídeos, a união entre as duas empresas proporciona a entrega da solução completa para os clientes de seus franqueados, ou seja, a produção do vídeo e plataforma.

Outra grande vantagem para os interessados em ter uma franquia da Artes Filmes é o baixo investimento, com R$ 8.000 de taxa de franquia já é possível iniciar as operações.

Se você está estudando as possibilidades de ter um negócio próprio, sem dúvidas essa é uma opção promissora, afinal, empreender em um modelo de negócio validado e consolidado já é estar um passo à frente. Para saber mais detalhes de como ser um franqueado Artes Filmes entre em contato pelo e-mail artesfilmes@artesfilmes.com.br ou acesso o site franquia.artesfilmes.com.br.

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.