Bastidores da série americana “A Rainha do Sul”, estrelada por Alice Braga.

3 out

O diretor de fotografia, Abe Martinez, que começou no seriado como cinegrafista da segunda unidade, assumiu o comando como DOP da primeira unidade nesta temporada, trazendo sua paixão pelo trabalho de câmera à unidade principal do seriado.

“A Rainha do Sul” conta a história de Teresa Mendoza (Alice Braga) e suas origens em Jalisco, no México, onde, numa tentativa de escapar da sua vida de pobreza, começa a namorar um integrante de um cartel de drogas bem-sucedido. Mas, quando o seu namorado é assassinado, ela deve fugir para salvar sua própria vida. Escapando para os Estados Unidos, ela forma uma parceria bastante improvável para derrubar o líder que matou seu namorado e, no processo, acaba criando seu próprio cartel inimigo.

Gravada inteiramente em locações reais para a terceira temporada, a produção teve início em Malta e passou por Dallas, Chicago, Bolívia e Arizona no decorrer das filmagens. “Como usamos locações reais, tínhamos que ser rápidos, nos deslocando e nos espremendo em um monte de lugares apertados.” explicou Martinez.

Ele decidiu recorrer à Blackmagic Design Micro Cinema Camera pela sua alta qualidade e pelo seu tamanho compacto. “Tínhamos muitos rigs que abrangeram trabalhos em carros, barcos, aviões… aliás, qualquer coisa que se mexia tinha uma das nossas Micro Cinema Cameras encaixada.”

Quanto à URSA Mini Pro, Abe percebeu que a câmera oferecia um nível de flexibilidade mais alto frente a outras soluções. “Algumas das outras câmeras por aí exigem que um monte de peças móveis seja encaixado. O que eu amo com a URSA Mini Pro é que ela me oferece um alto nível de maneabilidade tátil. Consigo entrar em espaços mais apertados com ela do jeito que está e pegá-la de última hora se precisar. Posso saltar para um ponto de vista que normalmente teria sido muito difícil de captar.”

Tradicionalmente, o seriado tinha sido filmado com uma variedade de câmeras, mas Martinez não se preocupou em combinar as câmeras Blackmagic com o resto delas. “Temos uma equipe excelente na Light Iron garantindo que todas as câmeras sejam correspondidas perfeitamente”, disse Martinez. “O que gostamos nas câmeras Blackmagic é que elas poderiam competir contra qualquer outra câmera. A combinação das imagens nunca foi uma preocupação.”

Martinez adora trabalhar no programa, não apenas pelos desafios que ele oferece com a sua fotografia, mas porque muito do seriado é gravado da mesma forma que a personagem principal vive sua história. “Como a nossa protagonista, nós realmente vivemos em fuga, ou seja, nos movimentando rapidamente e nos servindo de muitos looks internacionais. Nossos sets e locações são diversos, assim como nossos métodos de filmagem.”

O seriado também tem um apetite voraz por cenas de ação, mas Martinez está sempre bem preparado. “Tínhamos encaixes e rigs para todo tipo de configuração, muitos trabalhos com acrobacias, explosões e perseguições”, disse Martinez. “Eu tinha um membro da equipe, Scott Reese, trabalhando em tempo integral para cuidar do gimbal e da grua da URSA Mini Pro, além de tudo que fosse necessário para as nossas câmeras Micro Cinema.”

Os rigs eram abrangentes, incluindo gruas polecam, câmeras em retrovisores, sistemas pogo cam e guindastes. “Sempre estávamos à procura daquele ângulo fechado ou perspectiva adicional que fizessem jus à história.”

Os modelos Micro Cinema Camera atuaram como a câmera principal em determinados trabalhos em carros. “O carro europeu que tínhamos para nossos atores principais era pequeno demais para dois operadores. Então equipamos duas Micro Cameras em um suporte elástico com dois monitores Video Assist ao lado e gravamos as duas simultaneamente. Ter um operador filmando com duas câmeras ao mesmo tempo foi bem peculiar.”

A paixão de Martinez pelo trabalho no seriado não se deve apenas aos desafios nas filmagens, mas também pela equipe à sua volta. “Fico contente de ser parte de um seriado com um elenco e uma equipe tão fantástica”, disse. “Mas, o que é mais divertido é a maneira que o gravamos; informal e na correria. Sempre buscamos maneiras de aproveitar nossas locações ao máximo e contar com a flexibilidade oferecida pelas câmeras Blackmagic permite ultrapassarmos os limites.”

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.