Clipe Musical “Africa” da Banda Weezer foi gravado com Blackmagic RAW e URSA Mini Pro

22 out

Dirigido por Jade Ehlers e Brendan Walter da Crush Music, o clipe é um remake do clássico “Africa”, da banda Toto. A ideia do vídeo também era reviver outro clássico, recriando quadro por quadro o clipe musical de “Sweater Song”, do próprio Weezer.

Gravado em plano-sequência, o videoclipe mostra a banda tocando diante de paredes de cor azul intenso, com a câmera se aproximando e se afastando do grupo. No início, a câmera está de frente para os músicos, e depois vai se movimentando entre as partes bem iluminadas e as partes mais escuras do set, filmando o Weezer em plongée e contra-plongée.

“O Blackmagic RAW foi anunciado uma semana antes do início das filmagens, portanto chegou na hora certa. Ele oferecia exatamente aquilo que nós procurávamos. O clipe original de “Sweater Song” foi filmado em película, então queríamos uma câmera digital capaz de captar um look cinematográfico, além de um fluxo de trabalho de gravação e pós que coubesse no nosso orçamento limitado e no nosso cronograma apertado. A combinação do Blackmagic RAW com a URSA Mini Pro foi perfeita”, disse Ehlers.

O Blackmagic RAW é um novo codec extremamente moderno que oferece uma qualidade de imagem impressionante e desempenho super-rápido em um novo formato de arquivo inteligente. Com tecnologia de demoisacagem avançada e um design inteligente revolucionário, o Blackmagic RAW oferece tanto a qualidade e os benefícios do RAW quanto a velocidade, facilidade de uso e tamanhos de arquivo tradicionais para formatos de vídeo.

O codec Blackmagic RAW conta com um design inteligente que desloca parte do processamento de demosaicagem para a câmera, onde pode ser acelerado por hardware pela própria câmera. Isto oferece uma codificação incrivelmente eficaz e tamanhos de arquivo reduzidos. Os arquivos Blackmagic RAW são muito mais que um simples recipiente porque combinam os dados de imagem com as informações sobre as características originais do sensor da câmera. Isto proporciona uma qualidade de imagem muito melhor, mesmo em configurações de compactação elevadas. Além disso, você obtém controle total sobre as configurações RAW, tais como ISO, balanço de branco, exposição, contraste, saturação e espaços de cores personalizados. O Blackmagic RAW também conta com suporte extensivo para metadados, incluindo arquivos de metadados sidecar personalizáveis pelo usuário, além de aceleração de GPU e CPU, a nova ciência de cores Blackmagic Design de quarta geração, várias opções de codificação para qualidade constante ou taxa de bit constante e muito mais!

“Já havíamos usado a URSA Mini Pro em uma série de filmagens, mas com o Blackmagic RAW parecia que de repente nós ganhamos uma nova câmera com um sensor incrível”, disse Ehlers. “Antes do lançamento do Blackmagic RAW, nosso plano era usar um dos formatos compactados e fazer o melhor possível, mas com o novo codec nós podíamos filmar RAW com facilidade.”

Uma das vantagens trazidas pelo Blackmagic RAW foi a capacidade de captar uma imensa quantidade de dados em cada imagem para compensar as condições de iluminação complicadas da produção. O set tinha uma parede de cor azul intenso, com técnicos de iluminação cuidando de seções diferentes do palco. Cada técnico se encarregou de harmonizar as mudanças da luz de acordo com os movimentos constantes da câmera, sem esquecer que cada plano de imagem tinha que ser exatamente igual ao clipe original. O resultado foi uma iluminação irregular em boa parte da filmagem original.

“A parede azul captou a luz de maneira diferente em lugares diferentes, o que ocasionou vários respingos escuros em diversos pontos. Tivemos que reduzir uns dois stops e usar ISO 800 por precaução, na esperança de corrigir mais tarde na pós”, continuou Ehlers. “Sem dúvida, o Blackmagic RAW foi a nossa salvação nesse projeto. Conseguimos subir para ISO 1600 na pós, ajustar a saturação para o nível desejado no DaVinci Resolve Studio, visualizar cada detalhe e realizar ajustes fácil e rapidamente. Isso nos proporcionou imagens com qualidade excelente, detalhes finos e arquivos bem reduzidos.”

Com o Blackmagic RAW, você pode filmar, editar e colorizar projetos, tudo a partir de um único formato de arquivo. Os ajustes e as configurações de imagem feitos na câmera serão enviados ao DaVinci Resolve através dos metadados e são completamente editáveis. Inclusive, é possível alterar as configurações RAW no DaVinci Resolve, abrir os arquivos em outros aplicativos compatíveis com o Blackmagic RAW e ver os ajustes automaticamente. Você obtém looks e controles consistentes em diferentes aplicativos de software, mesmo em plataformas diferentes. O Blackmagic RAW é o formato RAW mais rápido e de melhor qualidade do mundo.

“Com o Blackmagic RAW, conseguimos obter mais cores em cada plano de imagem. E o que realmente me impressionou foi o fato de que pudemos reproduzir os arquivos RAW na mesma hora com o laptop que estávamos utilizando no set. Foi possível filmar e depois editar e colorizar os mesmos arquivos”, disse Ehlers. “Esta vantagem por si só nos economizou entre quatro e oito horas de trabalho. Ao invés de perder horas e horas exportando, ficamos livres para trabalhar na pós com os arquivos originais de câmera. Isso foi sensacional.”

Para o clipe, Ehlers e Presley precisavam de uma câmera capaz de captar imagens cinematográficas de alta qualidade e leve o bastante, considerando a natureza plano-sequência do vídeo. A URSA Mini Pro, pesando um pouco mais de dois quilos, com sensor Super 35mm 4.6K e 15 stops de faixa dinâmica, era a solução de câmera que os diretores procuravam.

“Foram necessárias seis tomadas para obtermos a cena que queríamos. O Nathan teve que se movimentar com a câmera e todos os acessórios, lentes e mídias em cada segundo de cada take. O fato de que a URSA Mini Pro pôde ser equipada com um rig completo, chegando a 12 quilos, com um perfil bem baixo, ajudou o Nathan a obter as imagens que ele queria sem ficar pesada demais”, continuou Ehlers.

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.