HDD + SSD, o par perfeito

7 nov

Ao analisar a evolução das tecnologias de armazenamento digital, sem dúvida, vêm à mente tanto drives de estado sólido (SSDs) quanto discos rígidos mecânicos (HDDs). O surgimento de SSDs nesta indústria significou um salto na velocidade e desempenho comparado aos discos mecânicos tradicionais, e muitos acreditavam que a tecnologia rapidamente substituiria a anterior.

No entanto, esse cenário está longe de acontecer: atualmente ambas as tecnologias coexistem como soluções de armazenamento e podem ser complementadas para oferecer o melhor dos dois mundos, com mais velocidade e capacidade.

Para um usuário comum, os benefícios de usar um SSD basicamente se traduzem em uma inicialização mais rápida do sistema operacional e acesso mais rápido aos aplicativos. Enquanto um disco rígido permitirá que você armazene grandes quantidades de informações a um custo eficiente. Assim, dizemos que usando um HD e um SSD juntos é possível obter uma combinação perfeita: no HD ficam os arquivos maiores e aqueles que não são utilizados com tanta frequência, e o SSD  vai acelerar processos de inicialização e aplicações mais atuais.

Enquanto SSDs estão evoluindo rapidamente nas capacidades que oferecem, ainda não são dispositivos comparáveis em capacidades com os HDDs, que já alcançam até 14TB por unidade. Por essa razão, os discos mecânicos ainda têm uma vida longa.

A Western Digital oferece dentro do seu portfólio soluções de ambas as tecnologias que buscan ser a resposta mais adequada para diversos tipos de uso e perfil dos consumidores. Dentro da familia de unidades de estado sólido há produtos como o SSD Western Digital Black NVMe, dirigido a usuarios que buscan máxima velocidade e altísima performace (até 3,400 MB/s de velocidade de leitura e 2,800 MB/s de gravação na versão de 1TB) – como os gamers, por exemplo. Unidades como o Western Digital Blue 3D NAND oferecem alta capacidade, confiabilidade melhorada e velocidade ultrarrápida (velocidades de leitura sequencial até 560 MB/s y, velocidades de escritura sequencial até 530 MB/s). Como SSD de entrada, o Western Digital Green SSD,  melhora a experiência para aqueles que fazem sua primeira entrada no mundo dos SSDs ou buscam uma atualização eficiente para o seu PC de uso diário.

Dentro da família de discos rígidos mecânicos também existem alternativas para cada tipo de usuário e aplicação: de sistemas de vigilância por vídeo a ambientes NAS. O ideal é considerar as duas tecnologias trabalhando juntas, para alcançar um equilíbrio de desempenho e acessibilidade nos PCs.

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.